Dúvidas Frequentes

Pergunta:
Quanto tempo demora uma cirurgia de lipoaspiração?

Resposta:
O tempo varia de uma a três horas, dependerá da extensão das áreas a serem tratadas, podendo ultrapassar em certos casos. Só o médico poderá informar o tempo total. O tempo do ato cirúrgico não é o mesmo que o de permanência no Centro Cirúrgico, esse período envolve preparação de anestésica e recuperação pós-operatória.

Pergunta:
Quais são as possíveis complicações de uma cirurgia de lipoaspiração?

Resposta:
São raras as complicações da lipoaspiração se esta é realizada dentro dos critérios técnicos . Toda cirurgia tem riscos, um maior volume retirado poderá determinar riscos, tanto no ato quanto no pós-operatório. Na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o volume total de gordura a ser retirado por sessão, não deve ultrapassar 5 a 7% do peso corporal. O cirurgião dever esclarecer sobre o volume ideal para o seu caso.

Pergunta:
Como fica a cicatriz de uma lipoaspiração?

Resposta:
Ambos os procedimentos resultam em cicatrizes mínimas, localizadas em diversas regiões do corpo, de modo a permitir acesso as áreas a serem operadas. O tamanho varia entre 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis. A evolução da cicatriz se dá por algumas fases, sendo elas:PERÍODO IMEDIATO: Até o primeiro mês. Fica com aspecto discreto e bonito, em certos casos apresentam pequena reação aos pontos ou ao curativo.PERÍODO MEDIATO: De um mês a um ano. Neste período é realizado o espessamento natural da cicatriz, mudança na tonalidade de sua cor, de vermelho para o marrom, clareando., que vai, aos poucos, clareando.PERÍODO TARDIO: De um ano a um ano e meio. A cicatriz passa a ser mais clara e menos consistente alcançando o resultado definitivo. As avaliações devem ser realizadas neste momento.

Pergunta:
Lipoaspiração emagrece?

Resposta:
Evidentemente existirá uma redução de peso, variável conforme o volume corporal de cada paciente. Contudo, os quilos retirados não são os responsáveis pelo resultado estético, mas sim as proporções que cada área mantém com o restante do corpo. É normal que haja um equilíbrio prévio quanto ao peso, quando o (a) paciente esta acima do peso normal.São três os itens observados a fim de avaliar o resultado, qualidade da elasticidade da pele, quantidade de gordura e localização desta.Há casos em que se retira gordura de determinadas áreas e reinjeta-se em outras regiões afim de aumentar volume. Parte dessa gordura pode ser reabsorvida. Não há como se prever o percentual de permanência dessa gordura, no entanto, cuidados especiais no tratamento da gordura podem propiciar maior possibilidade de sucesso.

Pergunta:
É conveniente engravidar após reduzir os seios?

Resposta:
O seu ginecologista é quem pode dizer se é conveniente ter ou não uma gravidez. O resultado pode ser mantido preservado, desde que o especialista controle o aumento de peso nesse novo período. A lactação poderá ficar comprometida, caso a redução tenha sido acentuada, algumas pacientes podem apresentar diminuição no sustento da pele mamaria.

Pergunta:
Como é a cicatriz da cirurgia de redução de mama?

Resposta:
A cirurgia permite que as cicatrizes sejam bem escondidas, extremamente conveniente nos primeiros meses. As cicatrizes irão passar por diversas fases até sua definição.a- PERÍODO IMEDIATO: Até o primeiro mês, apresenta aspecto pouco visível, em certos casos, há uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.b- PERÍODO MEDIATO: Do primeiro mês a um ano. É nesse período que ocorre o espessamento natural da cicatriz, além da mudança de tonalidade de sua cor, passando do vermelho para o marrom, e aos poucos, clareando.Esse período é o que menos favoreça a evolução cicatricial, causando preocupação das pacientes. A próxima fase se encarregará de diminuir os sinais cicatriciais.c- PERÍODO TARDIO: De um a um ano e meio. A cicatriz passa a ser mais clara e menos consistente, alcançando o aspecto definitivo. Qualquer avaliação quanto ao resultado definitivo pode ser realizado a partir deste período.Mastoplastia redutora – Localidade cicatrizNormalmente as cicatrizes ficam situadas na parte inferior da mama, em forma de T invertido. Há também aquela situada na aréola, costuma ficar bem discreta, pela própria condição de transição de cor entre pele normal e aréola.São viáveis cicatrizes em formato de I, L/J ou periaolares. O uso de decotes pode ser feito a partir dos primeiros dias, em vista que as cicatrizes fiam muito escondidas.

Pergunta:
O lifting deixa cicatrizes?

Resposta:
Sim. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto será temporário e tenderá a desaparecer.

Pergunta:
Lifting rejuvenesce?

Resposta:
O lifting por si só não causa o rejuvenescimento, ele corrigi os defeitos que o envelhecimento causou, como retirada de excesso de pele e suspensão das estruturas da face proporcionando assim o rejuvenescimento facial.

Pergunta:
Como é a cicatriz da cirurgia de prótese de glúteo?

Resposta:
A cicatriz da cirurgia plástica de prótese no bumbum normalmente fica bem disfarçada, sendo pequena e de boa qualidade, localizada na prega natural entre as nádegas. Normalmente a cicatriz não ultrapassa os 7 cm.Outras pacientes tem tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. As avaliações prévias ajudarão o médico decidir como será realizado o procedimento e prever a cicatrização até certo ponto.

Pergunta:
Quais são os tipos de próteses de glúteo?

Resposta:
Existe vários tipos e modelos de próteses de glúteo, que vão depender do tipo de nádegas da paciente. As próteses variam de perfil, podendo ser anatômico ou redondo, conforme projeção, e de envoltório, sendo texturizado ou liso.O conteúdo é de gel de silicone de alta coesividade.A escolha da prótese da gluteoplastia é feita em consultório.

Pergunta:
A cirurgia de mama masculina é muito dolorida?

Resposta:
Normalmente não há dor, após a ginecomastia, podendo haver um desconforto o qual é contornável com analgésicos e antiinflmatórios.

Pergunta:
Quanto tempo demora para sair os hematomas e inchaços da cirurgia de pálpebras?

Resposta:
O edema (inchaço) dos olhos provocado pela cirurgia plástica nas pálpebras varia de paciente para paciente. Geralmente o inchaço começa a diminuir entre o 4º e 8º dia após a cirurgia. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe maior inchaço das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema. O inchaço só desaparecerá por completo após o terceiro mês. Devido ao trauma cirúrgico podem aparecer manchas roxas ou avermelhadas, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação, mas sim, uma intercorrência transitória e reversível da cirurgia nas pálpebras.

Pergunta:
Qual é o tipo de anestesia utilizada na cirurgia de pálpebras?

Resposta:
A maioria dos casos de cirurgia plásticas nas pálpebras é operada sob anestesia local (em alguns casos, com uma sedação prévia). Dependendo da vontade do paciente, poderão ser feitas sob anestesia geral. Reserva-se esta última conduta para os casos em que clinicamente está contra-indicada a anestesia local ou mesmo, quando a blefaroplastia esteja sendo feita simultaneamente a outras cirurgias.

Pergunta:
Como fica a cicatriz da cirurgia de pálpebras?

Resposta:
A pele das pálpebras é muito fina, as cicatrizes da plástica de pálpebras tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele. Porém, deve ser aguardado o período de cicatrização completa (3 meses) e há possibilidade do uso de maquiagem já nos primeiros dias.

Pergunta:
Quais são as etapas da uma Abdominoplastia?

Resposta:
Essa cirurgia é caracterizada por várias fases. O procedimento costuma apresentar melhoria definitiva após um ano e meio, sendo que a paciente deve ter muita calma e manter o cirurgião informado sobre seu quadro.Além disso, em casos de pacientes obesas, é normal ocorrer, após o oitavo dia, eliminação de um líquido amarelado por um ou mais pontos da cicatriz, essa ocorrência se dá por conta de um processo chamado, transudamento cirúrgico e a eliminação da gordura residual próxima à área da cicatriz, sem que isso constitua por complicação. De qualquer forma, há como alguns recursos para evitar que o vazamento em situações inoportunas.

Pergunta:
Quanto tempo demora uma Abdominoplastia?

Resposta:
A cirurgia costuma durar em média uma hora e meia a duas horas. Se o caso exigir, o tempo poderá se estender.O tempo do ato cirúrgico não é o mesmo que de permanência no Centro Cirúrgico, esse período também compreende o tempo de preparo de anestesia e recuperação pós-operatória. Só o médico é capaz de informar um tempo total.

Pergunta:
Quais são os riscos da Abdominoplastia?

Resposta:
Raramente esta cirurgia apresenta complicações mais sérias, tendo sido realizada dentro de critérios técnicos.Todas as cirurgias incluem riscos, mas somente após uma avaliação o médico poderá informar quais são.

Pergunta:
Como fica o umbigo de um paciente que se submete a uma Abdominoplastia?

Resposta:
Não haverá um novo umbigo, e sim o próprio umbigo remodelado se necessário depois de transplantado a sua localidade. Existem várias técnicas para a reimplantação do umbigo. Algumas dessas técnicas podem sofrer revisão cirúrgica, se houver necessidade, normalmente por conta da evolução cicatricial de algumas pacientes, esse procedimento só ocorre após alguns meses e é feito sob anestesia local.

Pergunta:
Qual tipo de anestesia é utilizada na cirurgia de Abdominoplastia?

Resposta:
No procedimento podem ser empregados dois tipos de anestesias, geral ou peridural. A anestesia local com sedação é aplicada a casos especiais.

Pergunta:
Onde fica a cicatriz da cirurgia de Abdominoplastia?

Resposta:
A cicatriz do procedimento localiza-se horizontalmente acima da implantação dos pelos pubianos, percorrendo as laterais, dependendo do volume abdominal a ser corrigido, a cicatriz terá uma extensão maior.O cirurgião plástico planeja que a cicatriz fique disfarçada sob as roupas de banho.A cicatriz apresenta alguns estágios, como:a- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o primeiro mês e apresenta-se com aspecto discreto e bonito. Alguns casos apresentam reação aos pontos ou ao curativo, ainda que muito sutil.b- PERÍODO MEDIATO. Um mês a um ano. A cicatriz passa por um processo de espessamento natural, além de tonalidade, passando de vermelho para marrom, e aos poucos clareando. É neste período que as pacientes apresentam maior preocupação. Contudo, é na próxima fase que a cicatriz terá diminuição em vestígios.c- PERÍODO TARDIO: Um ano a um ano e meio. A cicatriz inicia seu aspecto definitivo, ficando mais clara. Qualquer avaliação do resultado definitivo da abdominoplastia deve ser realizada após esse período.

Pergunta:
Abdominoplastia emagrece?

Resposta:
Essa cirurgia retira uma determinada quantidade de pele e gordura, logo há uma perda de peso corporal, variável conforme o volume do abdômen de cada paciente.Quanto ao resultado estético não são os quilos retirados que o definirão, e sim as proporções do abdômen comparadas com o resto do corpo.Os melhores resultados normalmente são aqueles que fazem as menores retiradas, como na maioria das mulheres depois de um ou vários partos.Nos casos de peso acima do normal, o resultado costuma ser satisfatório e proporcional ao restante do corpo. Lembrando sempre que, a gordura em outras regiões ainda existirá daí vale a paciente manter um tratamento clinico ou fisioterápico, a fim de equilibrar e preservar seu corpo.